9. fev, 2022

Meditação

 

🧘🏻‍♀️ O que é Meditação?

 

É um exercício de concentração e observação que visa equilibrar emoções  trazendo uma nova forma de lidar com estresse físico e mental.

Como surgiu?

 

É uma prática antiga com origem nas tradições orientais, hinduísmo; as técnicas estão relacionadas as filosofias do yoga e no budismo a partir do século VIII as práticas meditativas foram trazidas para serem desenvolvidas no Japão.

 

 

🧘🏻‍♀️ E o que seria Meditar?

 

Muita gente acredita que Meditar é não pensar em nada, mas não existe o não pensar, não tem como, e muitos se desgastam durante o "meditar" se esforçando em não pensar. Meditar é se colocar na condição de observador de si mesmo, inclusive dos próprios pensamentos e das imagens criadas pela nossa mente.

 

🧘🏻‍♀️ Existem várias técnicas de meditação, qual você escolheria?

 

Meditação silenciosa: visa ensinar o praticante técnica para vivenciar o momento presente, eliminando a espera, o medo e a preocupação com o passado e o futuro. Requer uma posição confortável, manter-se imóvel e silêncio.

 

Meditação Cristã: é um processo que induz a pessoa se concentrar num pensamento específico, com uma passagem da Bíblia e reflecte sobre o significado no contexto do Amor de Deus, elevando a relação pessoal com Deus.

 

Caminhadas Meditativas de Tchich Nhat Hanh: Consiste em estar consciente do nosso corpo e também do que é externo a ele durante a caminhada prestando atenção nos detalhes, nas cores, nos movimentos, nas pessoas que estão em volta, pessoas como nós passando despercebidos. Para que a caminhada seja mais consciente, desvie seu olhar por alguns momentos, escute o que está havendo em volta, observe seu ritmo no caminhar, observe sua respiração e sua postura, escolha um mantra e o repita durante a caminhada.

 

Existem várias técnicas Meditativas: mindfulness, dirigida ou guiada, meditação de transcendência, Raja yoga, Za zen.

 

🧘🏻‍♀️ Benefícios de se praticar a Meditação:

- autoconhecimento;

- redução na pressão sanguínea;

- diminuição da insônia;

- melhora nos sintomas de depressão;

- maior facilidade para lidar com a ansiedade.

 

"O importante é você escolher a Meditação que mais lhe agrade praticar; se observar; e tirar proveito para si, transformando a sua volta em dias melhores em tudo."

 

Terapeuta Integrativa Cristiane Valentim -  com formação SENAC em Práticas Meditativas.)

 

Botucatu (14) 981177510.

@espacoterapiabtu.

Cristiane

O texto contém ref. Curso de práticas Meditativas- SENAC - Catanduva.