31. jan, 2022

A coluna Travou?

Coluna travou? - Por que a coluna trava?

Já ouviu algum amigo ou você mesmo já sofreu um episódio como este?

Quando ocorre algo assim geralmente a pessoa não consegue se movimentar direito, aparece uma dor aguda na região bloqueada e exatamente após um movimento repentino, esforço físico exagerado ou mau jeito.

Na maioria dos casos isso acontece por uma contratura muscular nos músculos da coluna. São casos mais rápidos de evolução, terapia manual na fisioterapia, liberação miofascial, acupuntura e medidas analgésicas como compressas mornas vão resolver rapidamente.

Mas existem casos mais raros e que precisam de alerta. Em quadros de hérnia de disco, ocorre alterações no formato do disco que podem comprimir os nervos, causando dormência, pinçamentos agudos e incapacidade motora.

Você precisa ficar em alerta para a evitar automedicação e repouso principalmente nesses casos, o ideal é buscar um especialista para avaliar o quadro e tratamento adequado!

Mas como evitar o travamento?

Exercícios físicos com acompanhamento são grandes aliados! Diminuem aquela famosa rigidez no corpo e podem ajudar a fortalecer os músculos do tronco de forma equilibrada! Dando suporte e estabilidade para evitar novas crises.

Curtiu? Envia para seu amigo que já travou a coluna e não cuida dela!

Renata Cysne
Fisioterapeuta
Crefito 175724-F