5. dez, 2021

A Escoliose

O corpo juntamente com a estrutura e musculatura tem como uma das funções manter uma boa postura, maus hábitos podem influenciar para que se obtenham desvios posturais causando uma maior tensão sobre a coluna.

Um desses desvios posturais da coluna é a escoliose que é caracterizada por uma curvatura lateral, onde ocorre a diminuição de força nos músculos que mantém a coluna com as curvaturas normais da coluna.

A escoliose pode se desenvolver na fase de crescimento ou por ordem neuromuscular, que é quando ocorre lesão no neurônio e por consequência, fraqueza muscular que gera o desvio da coluna.

A escoliose é considerada patológica quando a curvatura é maior que 10º e pode ser classificada como leve, moderada e grave, onde os casos graves são indicativos de cirurgia por conta do comprometimento muscular e respiratório.

Esse quadro demanda alongamentos e fortalecimento para que possa reduzir o grau da escoliose e o Método Pilates pode ser usado na reabilitação de pacientes com escoliose, se mostrando eficaz para alcançar os resultados desejados. De acordo com o estudo realizado o pilates traz diversos benefícios, como a redução do grau da escoliose, aumento da flexibilidade e da amplitude de movimento, da força muscular, melhora do quadro álgico e da postura, ajuda na execução das atividades de vida diárias.

Conhece alguém que tem escoliose? Compartilhe com quem precisa dessas informações!

Balance - Postura & Saúde

Foto: Balance 


Aurélio Luiz
Fisioterapeuta
Crefito 3/286/01F