3. jul, 2021

Concentração no Método Pilates

 

Quando eu disse que o pilates mudou a minha vida ,acredito que com este texto é possível entender um pouco mais o motivo.

Trouxe um pouco mais sobre o assunto com o fisioterapeuta Gabriel que já deu algumas aulas para mim para que você possa entender um pouco melhor de que o pilates é corpo e mente e os dois " caminham juntos" em busca de grandes vitórias.

 

Concentração no Método Pilates

O primeiro princípio estipulado por Joseph Pilates em seu método de exercício físico foi a concentração, este princípio determina que precisamos estar focados durante a realização dos movimentos, para que este, seja realizado da forma mais eficaz e com menor gasto energético.

Para Joseph Pilates, o equilíbrio entre o corpo e a mente "é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo".
Dessa forma, poderemos alcançar:

- Uma melhor compreensão de cada movimento (não só nos exercícios, mas também no cotidiano), minimizando possíveis compensações musculares durante a execução dos exercícios, assim como a probabilidade de ocorrerem possíveis acidentes, resultando em lesões;

- Uma melhor ativação dos músculos durante o exercício;

- Um aumento da propriocepção através de um contínuo feedback (é a resposta que o corpo recebe ao realizar uma ação), que pode ser intrínseca (sentir o próprio corpo) extrínseca (se observar no espelho);

- A diminuição da ansiedade;

- O auxílio no ganho de foco (principalmente em casos de déficit de atenção);

Com base na concentração correta e eficiente podemos alavancar nossos resultados e colocar corpo e mente em um único sentido, sempre em frente.

"Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”
Joseph Pilates

Gabriel Serra
Fisioterapeuta
Crefito 175423-F

Balance - Postura e Saúde
@balancepostura
(41) 9138-3040