Gelo ou Calor ?
Esta é uma imensa dúvida que todos nós temos diante de uma lesão:
O que usar? Gelo ou água quente? E para ajudar a todos ,o blog trouxe hoje o texto da fisioterapeuta Fabiana P.Pereira
Nem sempre sabemos se a compressa de água quente ou fria é ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.
1- Quando usar a compressa de gelo?
Usar compressa de gelo pode ajudar em diversos casos agudos, quadros recentes, principalmente nos três primeiros dias, como traumas nos membros inferiores, entorses, dores nos joelhos e nos tornozelos. Diminui o fluxo sanguíneo na região afetada, gerando um efeito anestésico no local diminuindo o edema e a inflamação.
2- Quando usar compressa de água quente?
Usar compressa de água quente em casos crônicos que tem mais de três dias, casos de tendinites, tendinopatias e dores musculares. O calor aumenta o fluxo sanguíneo na região, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento muscular.
Embora ambas proporcionem alívio, vale lembrar que é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis, e dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. O ideal e deixar a compressa sobre a região no máximo 20 minutos, enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria.
Curtiu essa informação! Compartilhe com alguém que precisa dela!
Fabiana P. Pereira
Fisioterapeuta
CREFITO160959-F
Balance - Postura & Saúde
@balancepostura
(41) 99138-3040
O Blog espera que o texto possa ajudar a solucionar a grande dúvida ,aproveitem as dicas.!
Comentários mais recentes