24. jan, 2021

A bola

Bola de Pilates, bola Suíça ou fitball é um dos principais acessórios para a prática de Pilates e exercícios no solo.

Foi desenvolvida nos anos 70 na Suíça como ferramenta para correção de problemas posturais e reabilitação principalmente da coluna. Atualmente é mais uma forma segura e eficaz de treinamento na área fitness e treinamento funcional.

Os modelos de bola variam de diâmetros entre 45cm, 55cm, 65cm, 75cm e 85cm. Suportam o peso de aproximadamente 200kg sobre ela e pesam de 500gr e 1kg.

Precisam estar bem infladas, na pressão adequada e ser usadas em superfície antiderrapantes. O instrutor vai indicar qual o melhor tamanho para cada aluno que, varia não somente da estatura e composição corpórea  mas também qual o tipo  de exercício irá realizar,  atendendo as patologias ou se tiver a amplitude de movimento diminuída.

 

Os exercícios de Pilates com a fitball podem ser usados para vários trabalhos:

*Equilíbrio e coordenação (por ser uma superfície instável e o corpo precisar manter o equilíbrio a todo o momento durante a atividade).

*Flexibilidade e relaxamento (facilitador em alongamentos para o corpo e auxilia nos exercícios de relaxamento)

*Força em membros superiores membros inferiores e coluna (serve de sobrecarga para flexão de cotovelos, rolamentos trabalhando a coluna, desafia o aluno em relação a atividade muscular abdominal e a pressão com as pernas no solo trabalha adutores de quadril).

*Condicionamento aeróbico (a fitball pode ser usada para atividades rítmicas).

 Sandra Mara Barbian 

 Licenciada/Barachel em educação física .

Formação : Pilates solo ,bola e aparelhos voll pilates group 

CREF : 029436-G