20. set, 2020

Fortalecimento

O Fortalecimento é a fase mais complexa no tratamento da condropatia.

Depois de encerrada todo a fase das dores críticas já é possível a prática de atividade física para o fortalecimento do joelho e principalmente dos músculos da coxa.

No meu caso depois de ter conseguido superar as maiores crises de dor ,fui ao pilates tratar a frouxidão ligamentar que me derrubou literalmente falando.

Foram quatro tombos tentando andar e  indo ao chão precisando me segurar pelas paredes e móveis para evitar novas quedas.

Foram cinco meses de muita dedicação e empenho no pilates em forma de fisioterapia para acabar com o que me deixava mais preocupada na época.

Lutei bravamente a cada segundo para superar essa segunda fase complicada da frouxidão e quando já me sentia muito bem e preparada ,voltei ao meu ortopedista e ele me encaminhou para a musculação.

Lá fiz cadeira extensora , elípitico ,exercícios com o busu,jump,esteira e por fim bicicleta.

Cheguei ao ponto de sentir que estava "estacionada" e que não conseguia evoluir mais ,estava estabilizada ,porém ainda com o pensamento de estar bem mas sem maiores progressos resolvi começar uma nova fase,voltei ao pilates.

Gostaria de poder ficar mais tempo sentada dentro de um carro ou ônibus em uma longa viagem sem sentir desconforto. 

Fiquei muito tempo sentada com os pés apoiados em um banquinho ,só trabalhava desta forma.

Em dois meses de pilates ,isso acabou,larguei o banquinho e hoje trabalho sentada no sofá como todos fazem. 

Cada dia tenho mais certeza que tomei a atitude certa.

A minha mudança em fortalecimento foi imensurável não só do joelho em cima,mas do corpo todo.

Acredito que esta mudança tenha ocorrido de " dentro para fora" com tudo o que eu realmente mais queria na vida  e o fato que mais me motivou e me deixou mais feliz ,foi quando eu desci as escadas do ginásio do Sesi Bauru correndo após a partida para entrevistar as atletas e o técnico dia 29/9.

Isso foi dois meses após ter ido pro pilates.

Foi uma sensação de uma imensa vitória,a primeira delas em que me senti "voando" não apenas pela conquista ,mas pela felicidade de estar começando um caminho que eu sabia que seria de inúmeras conquistas.

Hoje sou muito forte em tudo: corpo,alma,cabeça e coração.

Cada dia mais , eu sei que a força realmente está dentro de nós para vencermos as grandes adversidades da vida.

Estou pronta para vencer grandes batalhas,um dia de cada vez e uma vitória a cada dia.