4. ago, 2020

Artrose no Joelho

 

Dr Daniel Carvalho 

Para a maioria dos atletas, o aparecimento de doenças ou lesões é uma das piores situações, principalmente quando o tratamento é complicado ou pode colocar seu corpo em risco.

“A artrose é um problema que vai surgindo ao longo do tempo e se não tomarmos alguns cuidados, o quadro pode evoluir com muito desgaste das estruturas articulares, levando a cirurgia e muitas vezes a diminuição ou interrupção das atividades físicas ” conta Dr. Daniel Carvalho, ortopedista esportivo.

Os principais sintomas da artrose no joelho são: inchaço, dor que aumenta ao realizar atividades físicas e limitação dos movimentos, que pioram com o tempo se não tratados adequadamente.

O especialista afirma que, além da cirurgia, é possível tratar a artrose no joelho com ácido hialurônico associado a um programa de treinamento específico.

Ao usar esse tratamento, a lubrificação, absorção de impacto e propriedades anti inflamatórias aumentam.

“O efeito principal é a diminuição da inflamação e aumento da viscosidade do líquido sinovial, que é o líquido presente nas articulações com a função de amortecimento. A consequência disso, é a melhora da dor e da função do joelho como um todo” afirma o Dr.

A infiltração de ácido hialurônico é mais indicada para casos de artrose leves e moderadas, nos casos graves, é uma opção para melhora da dor até a cirurgia.

O principal foco do tratamento sem intervenção cirúrgica para a artrose do joelho são medidas para o reestabelecimento do equilíbrio muscular de membros inferiores, associado a melhora da dor e função do joelho, onde o ácido hialurônico tem se mostrado muito eficaz.

CRM /PR  20508