23. jul, 2020

Os pilares do emagrecimento 3

Olá!

Antes de dar continuidade ao nosso assunto, gostaria de dizer que esperei ansiosa por esse nosso encontro. É muito gratificante poder falar sobre atividade física e saúde.
Espero que goste do conteúdo de hoje!

Você se lembra que nos encontros anteriores falamos sobre o IMC, contei um pouquinho sobre minha experiência profissional, a luta que travei contra a balança nos últimos 2 anos e como venci?


Também comecei a falar sobre a tríade do emagrecimento e como podemos nos manter saudáveis e ativas fisicamente.

Então se você não conferiu as matérias anteriores, volta lá nos dias 08 maio e 08 de junho, que tenho certeza que você vai gostar!

Hoje vamos dar continuidade a tríade do emagrecimento e vamos falar sobre alimentação.
Você pode estar pensando, lá vem aquela conversa de dieta e tal. Nãooooo. Ninguém precisa viver de dieta, já vou te explicar o porquê.


Mas antes vamos falar sobre taxa de metabolismo basal, que nada mais é do que a quantidade de energia necessária para que nosso organismo desempenhe as funções vitais em repouso.
Olha que notícia legal, nós gastamos calorias mesmo em repouso sim, pois todo o nosso corpo necessita trabalhar para manter seu funcionamento.


Logo abaixo você vai encontrar um link para calcular seu gasto calórico basal diário e daí poderemos ter uma idéia de como melhorar sua qualidade de vida e propiciar o fim da briga com a balança.

http://unimed.coop.br/portalunimed/aplicativos/tmb/

Agora que você já descobriu quanto gasta por dia para sobreviver, vamos adicionar outras tarefas do dia-a-dia que também consomem calorias, como por exemplo: limpar a casa que gasta em média 4.6 cal/min.

Claro que não posso deixar de falar de atividade física, pois ela é um dos fatores importantes para aumentar o gasto calórico e fazer a manutenção da saúde. Então dá uma conferida na lista abaixo para ter uma idéia de quanto você pode gastar em algumas atividades:

Caminhada (piso plano) - 6.1 cal/min;
Corrida (5 min/km) - 16 cal/min;
Bicicleta (9 km/h) - 4.9 cal/min;
Alongamento - 5.4 cal/min;
Ginástica aeróbica (treinamento funcional, dança, etc) - 8.1 cal/min;
Musculação - 8.9 cal/min.

E daí vem outro fator importantíssimo para equilibrarmos nosso peso: a ingesta calórica.
Simmmm! Para mantermos o nosso peso é preciso que o consumo de calorias seja igual a energia que gastamos diariamente.


E se consumirmos mais calorias do que nosso corpo necessita, o resultado, claro, será o ganho de peso.


Então a resposta é essa mesma que está pensando. Se comermos menos e gastamos mais energia o emagrecimento vem!!! Simples assim.


Só cuidado, a nossa alimentação deve levar em conta fatores como a nossa idade, o gasto de energia, a prática de exercícios físicos e as atividades que realizamos diariamente.
A nutrição adequada é que vai nos ajudar a ter esse equilíbrio. Não é viver de dieta e sim ingerir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes.


E nada melhor do que um nutricionista para te ajudar com isso.
Com a sua alimentação ajustada o planejamento de uma prescrição de treinos se torna muito mais efetivo.


Outra dica e creio que é a mais importante:
Não seja radical, tudo que começa com extremismo não dura muito, vá adequando novas rotinas à sua vida e quando você se der conta já está colhendo resultados.
E se precisar de ajuda é claro que pode contar comigo!
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Nos encontramos em breve!!!

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Vivian Oliveira - Personal Trainer - Especialista em Gestão de Academias e em Autismo
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