30. jun, 2020

Como Cuidar do Joelho em Casa

Em, entrevista para a revista Ana Maria,meu ortopedista Daniel Carvalho falou de como cuidar do joelho em casa na fase de quarentena. 

 Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná
- Residência Médica em Ortopedia - Hospital Novo Mundo Ltda
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
- Membro Titular Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
- Membro Titular Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva
- Especialização em Medicina do Esporte – Hospital das Clínicas FMUSP – SP.
- Pós Gradução em Fisiologia do Exercício – PUC/Pr
- Ex – chefe do departamento Médico das Categorias de Base do Paraná Clube
- Membro Titular Sociedad Latinoamericana Artroscopia Rodilla y Traumatologia Deportiva
- Membro Titular International Society Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine
- Comitê Médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA e UFC Brasil

Segue o texto abaixo: 

Confira algumas dicas para cuidar do joelho em momento de quarentena.
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As dores no joelho são comuns para aqueles que praticam corridas diariamente, pois as atividades físicas de intensidade podem gerar stress nesta área do corpo, entretanto, ficar parado por muito tempo ou com os joelhos presos em uma área pequena, também podem ser fatores para sentir dor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Dr. Daniel Carvalho, ortopedista e traumatologista, dá algumas dicas para aqueles que querem cuidar da saúde do joelho, “É importante não ficar parado durante a quarentena, mesmo em casa, ainda é possível realizar algumas ações que são benéficas para os joelhos”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) Realize alongamentos diariamente – é essencial que no mínimo três vezes por semana o alongamento aconteça, o Doutor indica fazer o alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores, pelo menos 3 á 4 repetições de 40 segundos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Utilize um calçado adequado – estando em casa, a vontade é de ficar de chinelos o dia todo, mas na hora de se movimentar é importante que você esteja usando o calçado certo para que o impacto seja bem absorvido e não lhe cause outro problema. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Treinos de equilíbrio – mesmo que esquecidos, na maioria das vezes, eles são muito importantes, ajudam na estabilidade articular e melhoram a mobilidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4) Não exagere na quantidade de exercícios – o aumento súbito na quantidade de exercícios pode ser prejudicial, cada organismo leva um tempo para se adaptar, então o aumento deve ser gradativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5) Trabalhe nas outras articulações também – principalmente na coluna, quadril e nos tornozelos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6) Procure acompanhamento médico – mesmo diante quarentena, muitos estão atendendo por via online, o essencial é não deixar de cuidar da saúde. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para se manter saudável, é fundamental não ignorar os sinais do seu corpo, em caso de dores procure auxílio médico.
Daniel Carvalho.

O Blog agradece ao Dr Daniel pela liberação de sua entrevista com o objetivo de orientar as pessoas e mantê-las com uma ótima saúde e qualidade de vida.