25. jun, 2020

Você Alongou hoje?

Sabe aquele dia, em que você acorda com uma dorzinha aqui, um incômodo ali, estressado, cansado, isso pode ser por falta de alongamento sabia?

Para nos movimentar, usamos nosso corpo como se fosse uma máquina, essa “máquina” rege todos nossos movimentos e funções, com o cérebro arquitetando todas as ações e os músculos realizando a maioria delas, ou seja, eles transformam a energia em movimento.

Usamos os músculos em toda nossa locomoção, atividade, pensamento, comunicação e linguagem falada, escrita ou corporal. Por isso tamanha importância tem o cuidado com os mesmos, que pode acontecer de forma simples através dos alongamentos.

Alongamentos são exercícios físicos com o objetivo de preservar e aumentar o grau de flexibilidade muscular, a prática constante do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente (isso ocorre devido ao aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo sanguíneo controlado por ele e melhor será a sua flexibilidade, advindo do movimento de estiramento).

Usamos os alongamentos para preparar nossas musculaturas, aquecendo-as antes das atividades físicas e depois, eliminando as tensões causadas pelas mesmas. E não menos importante usamos os alongamentos para manutenção postural, regularização da temperatura corporal, também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo.

Dá uma olhada na quantidade de Benefícios que os alongamentos tem:

Redução de tensões musculares;

 Relaxamento;

 Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

 Aumento do arco de maleabilidade;

Prevenção de lesões;

ü Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;

ü  Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;

ü  Ativa a circulação;

ü Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

ü Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Contudo, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados. Eles podem ser realizados toda vez que você sentir vontade, em casa, no trabalho, na rua, assistindo TV, tomando banho. O ideal que todos alongássemos de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar muito tempo em uma mesma postura e principalmente antes e depois de atividades físicas.  A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você está tentando relaxa-los. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Para que possamos sempre praticar o bem para nosso corpo, o ideal que sejamos orientados por um profissional competente da área, para que assim tenhamos a certeza da forma correta de realizar, colhendo seus benefícios por completo.

Então fica a dica, alongue todos os dias para que sempre o amanhã seja melhor e mais proveitoso do que o hoje!

Até uma próxima, se Deus quiser!

Abraços!!

 

Paula Lessa

Fisioterapeuta

CREFITO3 100596-F