9. jun, 2020

Os Pilares do emagrecimento

Olá!


Finalmente chegou o dia de continuarmos nossa conversa! E quero começar com a seguinte pergunta:
Você já brigou com a balança em algum momento da vida?
Se a resposta foi SIM, saiba que não está sozinha.

Uma pesquisa feita em julho do ano passado mostrou que mais da metade da população brasileira tem excesso de peso e que nós mulheres ficamos a frente dos homens. E esse “processo de luta” contra a balança, que muitas vezes não conseguimos vencer, pode agravar não somente o nosso corpo, como também nosso psicológico e emocional.


O excesso de peso normalmente vem de uma ingesta alimentar além do que o nosso corpo necessita para funcionar no dia e esse acúmulo de energia vai se tornando gordura.
Então você pode estar pensando: mas não é só por isso que as pessoas engordam.
E se eu te disser que somente 5% dos casos atuais de obesidade tem causa hereditária ou congênita, por medicamentos, por causa neurológica ou endócrina. E que 95% dos casos são originados de fatores ambientais, culturais, sociais, emocionais, e principalmente pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares .
Pensando nisso, qual é a primeira frase que alguém fala para emagrecer? “Tenho que fechar a boca”, e aí entram as dietas malucas, os remédios e tudo o que se vê por aí de absurdos que prometem um emagrecimento rápido. e isso acaba se repetindo a vida toda. O conhecido efeito sanfona.
E se fizermos a mesma coisa por toda a vida, acontece o que? Temos os mesmos resultados.

Mas calma, eu também tenho boas notícias!
O emagrecimento definitivo é possível desde que você siga o que chamo de “tríade do emagrecimento”. E como primeiro pilar temos a atividade física.
Lógico que eu iria começar por esse assunto, não é mesmo?
Parece que estou chovendo no molhado, mas se fosse assim não teríamos um aumento de 67,8% entre 2006 a 2018 nos casos de obesidade no Brasil. Então vou chover no molhado sim!
Precisamos pensar em atividade física não como algo chato ou ruim, e sim como uma prevenção de diversas doenças que são causadas pelo excesso de peso. Ela deve ser vista como um preventivo do envelhecimento saudável, só assim teremos disposição para executar as tarefas do dia-a-dia.
Acredito que todos nós queremos envelhecer de forma independente e saudável, sem ter que depender de outras pessoas para se locomover e/ou fazer as atividades corriqueiras.
E digo com total convicção de que a escolha só depende de nós e saiba que nunca é tarde para começar!

Então anota aí minha primeira dica: ache uma atividade que seja prazerosa. Eu sei que isso pode ser difícil para quem não está acostumado, mas vale a pena tentar por você e pela sua saúde!
Após achar algo que você se identifique, procure realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, 30 minutos por dia 5x na semana ou 50 minutos 3x por semana.
Mas lembre-se de sempre procurar uma prescrição segura, feita por um profissional da educação física.
Aliás, quero me colocar à disposição para tirar suas dúvidas e te convidar a conhecer minha Consultoria Fitness On-line e acompanhar meu trabalho nas redes sociais.
Em breve estarei de volta para continuar nossa conversa sobre emagrecimento definitivo.


Até a próxima! 

https://m.youtube.com/channel/UC6Fi0VH66vH7DmsHoHHPWRg