12. mai, 2020

A alimentação

Hoje o blog traz mais um texto da nossa colabora e nutricionista Carline Moesh sobre como se alimentar melhor e saber o que é recomendável pra quem sofre desta lesão ou o que não deveremos ingerir.

Segue o texto: 

 

A condromalacia, também chamada de condropatia patelar, é um desgaste da articulação do joelho manifesta-se através de sintomas como dor profunda no joelho e à volta da rótula ao realizar determinados movimentos, cujo tratamento é feito com uso de anti-inflamatórios, exercícios, fisioterapia e em alguns casos, cirurgia.

E como a alimentação pode ajudar?
Pois bem meus caros leitores, já adianto a vocês que não existe dieta milagrosa para condromalacia, porem a nutrição com os poderes dos alimentos que são incríveis, ajudam muito neste processo.

Quer saber como podemos amenizar as dores e voltar a treinar?
Digo que é possível, pois eu mesma já sofri com isso e hoje em dia mantenho uma rotina de treinos intensos sem dor alguma. Consegui isso através dos alimentos anti inflamatórios e deixando de lado os que geram inflamação e prejudicam as articulações.

Alimentos ANTI INFLAMATÓRIOS, os que você deve consumir:
Tomate, azeite de oliva, amêndoas, nozes, vegetais, verdes escuros, salmão, atum, sardinha, morangos, amoras, cerejas (frutas vermelhas em geral).

Alimentos INFLAMATÓRIOS que pioram processo, os quais você NÃO deve consumir: Frituras, refrigerantes, carboidratos refinados, carne vermelha/ processada, margarina, doces em excesso.

Saiba um pouco mais sobre as gorduras:


As gorduras "boas" (insaturadas) - gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas - menor risco de ter doença. Alimentos ricos em gorduras boas como:
óleos vegetais (como o azeite, canola, girassol, côco), nozes, sementes e peixes.

Gorduras "ruins" (gorduras trans) aumenta o risco de ter doença, mesmo quando consumido em pequenas quantidades. Os alimentos que contêm gorduras trans são principalmente em alimentos processados feitos com gordura trans:
Margarina, biscoitos recheados doces ou salgados, sorvestes, patês.

Gorduras saturadas - embora não tão prejudicial como gorduras trans, por comparação com gorduras insaturadas impacta negativamente a saúde e são consumidos com mais moderação. Os alimentos que contêm grandes quantidades de gordura saturada incluem:
carne vermelha, manteiga, queijo e sorvete.

A melhor dieta é o equilíbrio. Você precisa apreender a se alimentar com comida de verdade, descascar mais e desembrulhar menos, esta é a principal cura ou prevenção para a condromalácea. 

O Blog agradece mais uma vez a colaboração da nossa nutricionista que carinhosamente escreveu e dedicou esse trabalho a todos nós que sempre precisamos de belas orientações sobre alimentação para buscarmos melhor nossa qualidade de vida.