17. abr, 2020

Auto Confiança

Auto-confiança:

 O valor de acreditar em si mesmo.

A auto-confiança é um dos pilares que formam a base da auto-estima. Confiar em si mesmo é permitir-se vivenciar novas experiências, aprender através das interações com o meio ambiente e com os relacionamentos intra e interpessoais.

É apostar em si mesmo e na capacidade que tem de realizar, reconhecendo as próprias habilidades, características e qualidades.

Ao se dar esse crédito, você abrirá possibilidades para alcançar e realizar seus desejos, sonhos, metas e objetivos.

Como desenvolver um nível saudável de auto-confiança? Um dos caminhos é o autoconhecimento, que facilitará sua auto-aceitação, ajudará você a se respeitar, confiando que você é o autor da sua própria história.

Esse processo fortalecerá as bases da sua auto-estima.

Estimar-se significa o mesmo que amar a si mesmo.

Amando-se ,  você se nutrirá de sentimentos e emoções positivas a respeito de si e das escolhas que faz na vida. Isso parece simples, mas não é! 

Ainda neste século, poucas são as pessoas que buscam fazer uma análise ou psicoterapia, procurando se autoconhecer para se libertar dos traumas, couraças, padrões mentais e conflitos emocionais que muitas vezes impedem de se realizar e ter qualidade de vida. Poucas são as pessoas, que tem consciência a respeito da importância e do cuidado com a saúde mental e emocional.

Isso é um descrédito a si mesmo, você fica em dívida consigo e passa pela vida no negativo com sua auto-estima em baixa. Então é preciso investir em si e nas bases que formam seu ser, começando pela autoconfiança.

Aliás, confiança é um dos primeiros sentimentos alimentados na interação mãe x bebê, é dessa relação com a mãe que a criança desenvolverá os primeiros sinais de autoconfiança e construindo assim seu narcisismo primário.

Um exemplo de auto-confiança que podemos observar é na relação atleta x esportes.

Para que um atleta consiga ter bom rendimento na prática esportiva, é preciso uma auto-confiança saudável.

O atleta de sucesso não desistirá diante dos primeiros obstáculos; também não se deixará desanimar pela comparação com outros; nem se desmotivará pelo insucesso de um jogo e/ou partida.

O atleta de sucesso confia em si e na equipe, investe naquilo que acredita, confia em quem lhe treina e almeja o sucesso independente das opiniões alheias.

Acreditar em si mesmo é um dos ingredientes para se alcançar a vitória, seja no esporte, seja na vida!

Em suma, a autoconfiança tem a ver com a aposta, os créditos emocionais que você investirá em sua própria vida, aceitando suas limitações, reconhecendo suas qualidades e potencializando suas habilidades, acredite isso todos tem! Ame-se, confie em si mesmo.

 Alessandra Cristina Taborda Psicóloga CRP 08/09339 Contato: 41-98858-7019