21. ago, 2019

Dicas da Renata

O FRIO FAZ AUMENTAR A DOR NA COLUNA LOMBAR?
 
🥶 VERDADE
 
A mudança no clima afeta quem sofre de problemas crônicos, como hérnia de disco e artrose.
Mas, diferente do que se possa imaginar, não é a temperatura mais baixa que se torna responsável pelo aumento das dores. A culpa vem da mudança na pressão do ar.
 
✏ “ A pressão atmosférica seria como o peso do ar que se encontra em torno do nosso corpo. No calor, a pressão é mais alta. Assim, o local lesionado tende a inchar mesmo. Quando o clima fica mais frio, a pressão costuma diminuir, o que leva a uma maior expansão da articulação que está dolorida devido ao problema crônico que não foi tratado. Daí vem o aumento do incômodo, que faz a pessoa pressentir a mudança do tempo.”, segundo o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
 
⚠ Além disso, com o friozinho, o suporte sanguíneo tende a apresentar uma deficiência, levando à queda no metabolismo, limitação nas articulações, alteração biomecânica e postural, que dificultam certos movimentos do corpo.
 
💪🏻 Uma dica importante, para diminuir o efeito das dores, é manter o corpo em atividade, mas sem forçar demais, para não piorar o problema.
 
💪🏻 Exercícios de baixo impacto, como caminhadas, pilates e alongamentos, ajudam a evitar o aumento dos sintomas dolorosos.
 
* MOVIMENTE-SE* 🌻

Gostou dessa informação? Compartilhe com um(a) amigo(a) que precisa dela!
 
Renata Cysne
Fisioterapeuta
Crefito 175724-F
* Balance - Pilates e Rpg*
(41) 99138.3040